A equipe

iKL

Isabel Canto de Loura 

Funções:

  • CEO e Directora pedagógica

  • Professora STEM/STREAM 

  • Professora de Violoncelo

  • Coordenadora da Escolinha de Opera

  • Regente do Junior Cello Ensemble

  • Professora de Inglês

Mini CV:

Profissão: Bióloga / Profissão: Música

 

Bióloga com licenciatura britânica em Biologia e Ecologia Aplicada, seguida de mestrado e doutoramento franceses em Oceanografia Biológica e Biotecnologia Marinha com especialização em Ficologia (i.e. Algas). Detentora tambem de pós-graduação em  Energias Renováveis: Hidro- energia e energias Marinhas. e Sustentabilidade (ESG) para empresas e Gestão de Recursos Naturais. Carreira académica em Universidades internacionais desde 1992. Certificada pelo IEFP como formadora , e formadora de professores em Ensino das Ciências desde 1998.

Música: Iniciou estudos de música aos 3 anos na FMAC, e aos 5 anos ngressou na Fundação Calouste Gulbenkian, onde estudou Formação Musical, Piano, Viola de Gamba, e Violoncelo, e fez parte do Côro Infantil Gulbenkian desde a sua formação em 1962. Completou o curso geral de Música do Conservatório Nacional de Música de Lisboa,  (instrumento principal: Violoncelo). Foi  1º violoncelo da Orquestra do Conservatorio, e trabalhou como cello tutti  na Orquestra Sinfónica Juvenil. Aos 16 anos entrou como 2º soprano do Côro Gulbenkian. Estudou direcção coral com o maestro Michel Corboz, e participou como aluna em diversas Master classes de violoncelo e violoncelo barroco em Portugal, França, e Inglaterra. Foi aluna de Maria de Macedo, Elias Arizcuren, Clélia Vital, Eileen Parkhouse, e Hidemi Suzuki.

Professora de Inglês: Na infância e juventude estudou em ensino luso-britânico, viveu e estudou em Londres, onde se licenciou. Completou o curso Proficiency in English com distinção aos 16 anos, tendo completado também com distinção a sua formação como Professora EFL especializada em ensino de Inglês a crianças. Trabalhou como professora de Inglês  no Kids Club; e em Centros do British Council em Londres, e especializou-se também em ensino de  Inglês Técnico/Business English, tendo estagiado e trabalhado como docente Wall Street - empresas, e tem vasta experiência em traduções técnicas.

Sellaria solaris

e

Assistente  STEM/STREAM 

Mini CV

 

e-mail: 

telf: 

 

Escolinha de Opera
Sofia de Castro

Professora da Escolinha de Opera STELLARIA

Curso  Superior de Música (Canto lírico) pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa

Co-fundadora e directora da Escola de Musicais de Lisboa

Durante a sua carreira de cantora lírica tem trabalhado com conceituados maestros e cantores líricos nacionais e internacionais.

e-mail: 

telf: 

 

DS-21.jpg
Diogo Brandão Soares

Professor de Flauta transversal

Estudou na Escola Profissional de Música de Espinho, e no  Lemmensinstituut - LUCA School of Arts (Bélgica).

Licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra.

Colaborou com diversas orquestras, maestros e artistas nacionais e internacionais.

Foi orientado por alguns dos mais conceituados músicos da sua área.

e-mail: 

telf: 

 

Joao-Sousa_Trompete_2021-22.jpg
João Miguel Sousa

Professor de Trompete e Piano

Mestrado em Ensino da Música : Trompete pela Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC)

Actualmente integra a Orquestra Ligeira do Exército.

Natural de Baião,  iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, na Escola de Música da Banda Marcial de Ancede. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Música do Porto.

Frequentou a Licenciatura em Trompete na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação dos professores Stephen Mason e David Burt. No ano 2020 concluiu o Mestrado em Ensino da Música - Trompete na mesma escola.

Participou em vários Masterclasses e Estágios de aperfeiçoamento, com os trompetistas Jorge Almeida, Pierre Dutot, Sérgio Pacheco, Giuliano Sommerhalder, Michael Sachs, Clément Saunier, Kevin Wauldron, Sérgio Charrinho, Fred Sautter, Christopher Deacon, Telmo Barbosa, Nuno Silva, João Pedro Vilão, Pedro Tavares, João Mogo, Gileno Santana, Pacho Flores e Fabio Brum.  

Foi premiado em vários concursos internos (2008, 2009, 2011, 2012 e 2013), no Conservatório de Música do Porto, nas categorias de Sopros - Metais e de Música de Câmara. Foi ainda vencedor do Concurso “Bolsa BPI”, em 2012, no Conservatório de Música do Porto. Foi premiado também em 2012, na categoria Juvenil, no concurso de Trompetes, na Póvoa de Varzim e foi finalista da Bolsa Yamaha em 2015.

Colaborou com diversas orquestras:  Orquestra do Norte; Orquestra d’Almada; Orquestra Sinfónica Juvenil; Orquestra Sinfónica Juvenil de Zurique; WESO (West European Symphony Orchestra); Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música Nacionais (OJ.Com);  Orquestras de Sopros, Sinfónica, Música de Câmara e de Jazz, no Conservatório de Música do Porto; Orquestras de Sopros, Sinfónica e Ensemble de Trompetes e de Metais, da Escola Superior de Música de Lisboa;

Também faz parte da Orquestra de Sopros e Percussão de Baião sob a qual se apresentou a solo em 2015 sob direção do maestro José Eduardo Gomes.

Atualmente integra a Orquestra Ligeira do Exército e leciona Trompete e Piano no Colégio São Tomás.

e-mail: 

telf: 

 

sveta.png
Svetlana Potemkina

Professora de Escultura e Pintura para crianças e jovens