top of page

A equipe

iKL

Isabel Canto de Loura 

Funções:

  • CEO e Directora pedagógica

  • Professora STEM/STREAM 

  • Professora de Violoncelo

  • Professora de Inglês

Estudou e viveu em Londres, Paris e Lisboa.

Bilingue Ingles -Português, certificada como professora de Inglês língua estrangeira (EFL) com especialização em ensino a crianças e jovens, e também certificada como professora de Business English e English for Specific Purposes (ESP) para adultos e empresas. 

 

Doutorada em Oceanografia e Biologia Tecnológica, tendo estudado Biologia e Ecologia aplicada em Londres e Plymouth, e concluído mestrado em Oceanografia Biológica em Paris, Roscoff e Villefranche, completando depois o Doutoramento em Paris, seguido de provas de equivalência de Doutoramento em Lisboa.

Apesar de treino como investigadora, iniciou carreira como Professora no Ensino superior, e em poucos anos ficou titular de certificação como formadora de formadores e coordenadora de estágios de professores em Ensino de Ciências de forma interdisciplinar, acabou por passar a focar bastante nesta área.  Criou diversos programas para diversos níveis de escolaridade, e um dos seus programas integrou Ciência Viva de Verão da FCT no início dos anos 2000, tendo posteriormente lancado outros programas, que ganharam divesos prémios internacionais. Isso deu origem à criação da STELLARIA Young Minds em Londres, e mais tarde a STELLARIA Ciência & Arte em Lisboa 

 

Estudou música desde os 3 anos na Fundação Musical dos Amigos das Crianças (FMAC). Aos 5 anos ingressou na então muito recente Escola de Música da Fundação C. Gulbenkian, e aos 9 anos entrou no Conservatório Nacional de Música de Lisboa, onde terminou o Curso Geral de Música. Foi aluna de piano de Maria Helena Matos. Estudou Viola-de-gamba com Maria de Macedo, e foi aluna de violoncelo de Elias Arizcuren, Isaura Magalhães, e Clélia Vital. Em Londres estudou com Eileen Croxford Parkhouse do Royal College of Music, e participou também em diversos cursos avançados na Royal Academy of Music. Participou em Masterclasses de Violoncelo barroco de Hidemi Suzuki. Depois de ter sido membro do Côro Infantil Gulbenkian desde a sua formação, anos mais tarde passou provas e integrou o Côro Gulbenkian uns meses antes de completar 16 anos, sendo assim o elemento mais jovem a integrar o Côro até essa altura. Também estudou Direcção Coral com o maestro Michel Corboz e com o maestro John Elliot Gardiner. Foi 1º violoncelo da Orquestra de Câmara do Conservatório Nacional de Música de Lisboa, e violoncelo tutti na Orquestra Sinfónica Juvenil da então Emissora Nacional.  Especializou-se em ensino de violoncelo a crianças e jovens, e fundou o STELLARIA Junior Cello Ensemble (TM) em Londres em 2016. 

e-mail: 

telf: 

 

Escolinha de Opera
Sofia de Castro

Professora da Escolinha de Opera STELLARIA

Curso  Superior de Música (Canto lírico) pelo Conservatório Nacional de Música de Lisboa

Co-fundadora e directora da Escola de Musicais de Lisboa

Durante a sua carreira de cantora lírica tem trabalhado com conceituados maestros e cantores líricos nacionais e internacionais.

e-mail: 

telf: 

 

DS-21.jpg
Diogo Brandão Soares

Professor de Flauta transversal

Estudou na Escola Profissional de Música de Espinho, e no  Lemmensinstituut - LUCA School of Arts (Bélgica).

Licenciado pela Academia Nacional Superior de Orquestra.

Colaborou com diversas orquestras, maestros e artistas nacionais e internacionais.

Foi orientado por alguns dos mais conceituados músicos da sua área.

e-mail: 

telf: 

 

Joao-Sousa_Trompete_2021-22.jpg
João Miguel Sousa

Professor de Trompete e de Piano

Mestrado em Ensino da Música : Trompete pela Escola de Música Nossa Senhora do Cabo (EMNSC)

Actualmente integra a Orquestra Ligeira do Exército.

Natural de Baião,  iniciou os seus estudos musicais aos 11 anos, na Escola de Música da Banda Marcial de Ancede. Prosseguiu os seus estudos no Conservatório de Música do Porto.

Frequentou a Licenciatura em Trompete na Escola Superior de Música de Lisboa, sob a orientação dos professores Stephen Mason e David Burt. No ano 2020 concluiu o Mestrado em Ensino da Música - Trompete na mesma escola.

Participou em vários Masterclasses e Estágios de aperfeiçoamento, com os trompetistas Jorge Almeida, Pierre Dutot, Sérgio Pacheco, Giuliano Sommerhalder, Michael Sachs, Clément Saunier, Kevin Wauldron, Sérgio Charrinho, Fred Sautter, Christopher Deacon, Telmo Barbosa, Nuno Silva, João Pedro Vilão, Pedro Tavares, João Mogo, Gileno Santana, Pacho Flores e Fabio Brum.  

Foi premiado em vários concursos internos (2008, 2009, 2011, 2012 e 2013), no Conservatório de Música do Porto, nas categorias de Sopros - Metais e de Música de Câmara. Foi ainda vencedor do Concurso “Bolsa BPI”, em 2012, no Conservatório de Música do Porto. Foi premiado também em 2012, na categoria Juvenil, no concurso de Trompetes, na Póvoa de Varzim e foi finalista da Bolsa Yamaha em 2015.

Colaborou com diversas orquestras:  Orquestra do Norte; Orquestra d’Almada; Orquestra Sinfónica Juvenil; Orquestra Sinfónica Juvenil de Zurique; WESO (West European Symphony Orchestra); Orquestra Jovem dos Conservatórios Oficiais de Música Nacionais (OJ.Com);  Orquestras de Sopros, Sinfónica, Música de Câmara e de Jazz, no Conservatório de Música do Porto; Orquestras de Sopros, Sinfónica e Ensemble de Trompetes e de Metais, da Escola Superior de Música de Lisboa;

Também faz parte da Orquestra de Sopros e Percussão de Baião sob a qual se apresentou a solo em 2015 sob direção do maestro José Eduardo Gomes.

Atualmente integra a Orquestra Ligeira do Exército e leciona Trompete e Piano no Colégio São Tomás.

e-mail: 

telf: 

 

Camille Estevao
Camille Estêvão

Professora de Violino e de Viola-de-arco

 

 Camille Estêvão nasceu em Viana do Castelo (2002), iniciou os seus estudos musicais com 10 anos na  Academia de música de Viana do Castelo, na classe de viola de arco da professora Sara Rodriguez, e mais tarde, com a professora Adélia Certo.

Em 2017 ingressou no Curso Instrumentista de Cordas e Tecla na Escola Profissional Artística do Alto Minho na classe da professora Sara Rodriguez, onde concluiu o 12o ano.
Em 2020 integrou a Haute École de Musique (HEMU) em Sion, Suiça, na classe da professora Tatjana Masurenko e, posteriormente, em 2021 ingressou na Academia Nacional Superior de Orquestra com o professor Paul Wakabayashi, encontramdo-se no último ano de Licenciatura.
Durante o seu percurso musical teve a oportunidade de trabalhar em orquestras como a Orquestra APROARTE, European Youth Orchestra Academy (Mannheim, Alemanha), Orquestra Sinfónica ARTEAM, Orchestre Symphonique de l’Haute École de Musique, Orquestra Sinfónica ARTAVE, Orquestra Académica Metropolitana, a Orquestra Metropolitana de Lisboa, a Orquestra Sinfónica do Algarve, a Orquestra Sinfónica de Loures e a Orquestra Académica Filarmónica Portuguesa. Teve a oportunidade de trabalhar com maestros como Javier Viceiro, Luís Carvalho, Fernando Marinho, Peter Askim, Ernest Schelle, Carlos Garcés Fuentelsaz, Jan-Paul Reinke, Jean-Marc Burfin, Pedro Neves, Emilio Pomàrio, Diogo Costa, entre outros.
Como instrumentista, teve masterclasses com Tatjana Masurenko, Jorge Alves, Rute Azevedo, Jano Lisboa, Teresa Correia, Elçim Ozdemir, António Pereira, entre outros.
Atualmente é reforço na Orquestra de Câmara de Cascais e Oeiras (OCCO) e professora de viola d’arco, violino e classe de conjunto no Conservatório de Música da Metropolitana de Lisboa.

e-mail: 

telf: 

 

foto VP 2.jpg
Valdemar Pereira

Professor de Guitarra clássica (Viola dedilhada) e Iniciação Musical

Licenciado em Música na variante de instrumento : Guitarra Clássica pela Escola Superior de Música de Lisboa. 

Tem vasta experiência como Professor de Guitarra Clássica (Viola) e em ensino de Iniciação Musical, tendo trabalhado no Conservatório de Música David de Sousa na Figueira da Foz, e no Cionservatório de Música de Sintra, bem como em diversos Colégios, Escolas de Música e  Centros Culturais.

Detentor de dois prémios nacionais, tem-se dedicado a várias iniciativas de carácter humanístico, didático e musical, destacando-se : concertos públicos com jovens instrumentistas, edição de CDs de obras tocadas por jovens músicos, e organização de animações músico-culturais, de que se destaca um projeto internacional lançado em 2017-2018 com crianças de Portugal e de França, para as crianças da Índia, com o objectivo de incentivar a criação de arte em escolas e outras instituições. O projecto foi apresentado ao Sri Sathya Sai Sanjeevani Center Hopsital, em Raipur – Índia, especializado em cuidados médicos gratuitos a crianças com problemas cardíacos. O Sanjeevani Center abraçou a iniciativa e esta passou a chamar-se “ART FOR HEART PROJECT”.

e-mail: 

telf: 

 

sveta.png
Svetlana Potemkina

Professora de Escultura e Pintura para crianças e jovens

bottom of page