Apesar de sermos um Centro Educativo, o nosso foco principal é a aprendizagem (um processo natural  e muito pessoal) e não tanto a educação em si (um processo com tendência a ser redutor e massificante). 
Obviamente que garantimos e reiteramos a educação dada pela família e pela escola, sobretudo no que toca a: respeito pelos outros e pelos bens materiais de outros,  afabilidade social, responsabilidade pelos seus actos, e inteligência emocional. A todo o momento aproveitamos também para reforçar as pre
ocupações ambientais, bem como sensibilizar a nível de princípios-base de higiene pessoal (sobretudo no presente contexto: como lavar e secar as mãos, e porquê), e sobre higiene e segurança dos espaços e dispositivos de acesso comum.

APRENDIZAGEM  faz-se ao ritmo individual, a nível de cada individuo, consoante os interesses e motivações que levem à vontade de aprender, independentemente da idade.
Apesar de ser um processo pessoal, melhora significativamente se cada passo fôr apoiado por alguém em quem se confie, num
ambiente descontraído e através de processos lúdicos e apelativos, que façam sentido e respondam de  forma clara, simples (mas rigorosa) às dúvidas ou questões que possam  surgir. 

Uma abordagem interdisciplinar e uma metodologia de aprendizagem por projecto ajudam a que a aprendizagem se faça de forma consistente e duradoura, suportada pelos 
pilares educativos e éticos que nos inspiram: simplicidade, humildade, confiança, rigor científico, curiosidade, comunicação, sustentabilidade, replicabilidade, e criatividade.

Missão e Objectivos

A STELLARIA surgiu da vontade de complementar o que a escolaridade tradicional de base consegue oferecer, com actividades mais lúdicas e interdisciplinares (metodologias STEM, STEAM e STREAM *) e aprendizagem por projecto,  ancoradas em princípios de sustentabilidade e em valores sociais sólidos.

 

Procuramos incitar a uma aprendizagem natural e espontânea, em espiral iterativa de aprendizagem-consolidação, sem prazos, sem notas, sem pressão, ao ritmo de cada jovem participante mas centrada em espírito de equipe e de partilha de saberes e competências.

* S.T.E.M.  Science, Technology, Engineering, and Maths 

S.T.E.A.M.  Science, Technology, Engineering, Arts, and Maths

S.T.R..E.A.M. Science, Technology, Reading, Arts, Engineering and Maths 

Objectivos

  • Ajudar os jovens a desenvolver curiosidade e receptividade face a novos desafios intelectuais.

  • Detectar e explorar potenciais competências e talentos científicos, musicais ou artísticos inatos que os sistemas de escolaridade tradicional não têm tempo nem recursos para fazer.

  • Apoiar e aconselhar as famílias de jovens com talento específico (científico, musical ou artístico) sobre as potenciais atitudes, respostas e estratégias que podem adoptar de forma a melhor apoiar os jovens com talento a evoluir de forma equilibrada e estimulante.